Atenção! Estaremos atualizando o site apartir de outubro, Diáriamente Para Deixar Você Sempre Bem Informado !

/

DEUS AMA VOCÊ 10 (Lorimar Santos)

Última procissão do Círio ocorre nesta segunda-feira, em Belém


Depois de mais uma quinzena de louvor e homenagens em honra de Nossa Senhora de Nazaré, chega ao final a programação da 221ª edição do Círio. O Recírio, última das 11 romarias oficiais da Festividade de Nazaré, ocorrerá nesta segunda-feira (28), com a subida da imagem original de Nossa Senhora ao Glória - local onde permanece guardada durante o ano inteiro. Às 7h haverá a celebração de missa campal na Praça Santuário, em Belém.

Na procissão do Recírio, os devotos seguirão a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré em romaria, contornando a Praça Santuário, seguindo pela avenida Generalíssimo Deodoro, avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso é de 650 metros, sendo este o menor trajeto de todas as romarias oficiais e deve ser cumprido em 45 minutos. De acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, a última procissão do Círio 2013 deve reunir cerca 50 mil pessoas.

História 
A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício.

Atualmente, após a missa no Altar Monumento da Praça Santuário, leva-se à Imagem para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela forte oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil onde a Imagem Peregrina ficará até a edição do Círio próximo ano.

G1/PA

0 comentários Em"Última procissão do Círio ocorre nesta segunda-feira, em Belém"

Deixe Seu Comentário

Por Favor Só Comente a Matéria, Não Escreva Palavrões Nem Pornografias.

Postagem mais recente Postagem mais antiga