Ação conjunta deve intensificar segurança em casas de festas
Santarém PA - O prefeito de Santarém, Alexandre Von, determinou, nesta terça-feira (29), uma ação conjunta para verificar a situação das casas de festas, bares, restaurantes e similares na cidade.
O trabalho já vinha sendo feito em Santarém, porém, a partir de agora, as ações devem ser intensificadas e feitas reunindo todos os órgãos competentes, e não de forma isolada como estava ocorrendo.
A Prefeitura é quem libera os alvarás de funcionamento e eventuais licenças, e o Corpo de Bombeiros analisa a estrutura de segurança.
“O prefeito nos orientou para que a gente faça uma reunião das secretarias afins para vermos se fazemos o ajuste de conduta para que os alvarás de funcionamento de boates, clubes só sejam liberados depois de uma vistoria atualizada do Corpo de Bombeiros”, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal de Santarém, Darlisson Maia.
Antes de entrar em atividade, qualquer casa noturna deve tirar o alvará de funcionamento, seja para ambientes abertos ou fechados. “A gente faz uma pré-avaliação antes de emitir o primeiro alvará. Anualmente, a gente faz a renovação do alvará e, por ocasião dessa renovação, a gente faz algumas visitas”, informou a chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças, Lucilaine Freitas.
Todas as casas noturnas devem possuir um sistema de segurança em caso de incêndio ou tumulto. As exigências são de extintores, exaustores e portas de emergência, por exemplo.
Tragédia na boate
O número de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido na madrugada do último domingo (27), ultrapassa o número de 200 pessoas. O fogo teria começado quando uma faísca atingiu o teto da boate que era forrado com esponja e isopor. A fumaça tóxica teria se alastrado dentro da boate. O estabelecimento só tinha uma porta de acesso e faltavam indicadores da saída de emergência.
Redação Notapajos com informações de Ronilma Santos e Armando Carvalho