Atenção! Estaremos atualizando o site apartir de outubro, Diáriamente Para Deixar Você Sempre Bem Informado !

/

DEUS AMA VOCÊ 10 (Lorimar Santos)

Dengue recua mais de 60% no Pará em relação a 2012


Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), apontam que em comparação aos primeiros quatro meses de 2012, este ano foi constatada queda de 73% dos casos de notificações (suspeita) da dengue e redução de 85% de casos confirmados. Dentre os motivos, está o controle intensificado feito junto aos terrenos baldios e prédios aparentemente abandonados, assim como o fato de a doença ter feito menos vítimas este ano.

A diretora do Devs, Orliuda Bezerra, informa que enquanto em 2012 foram 2.867 registros de pessoas com a suspeita da doença, de janeiro a abril deste ano esse número caiu para 785. Em relação aos casos confirmados, segundo ela, foram 1.420 em 2012 e 219 este ano, 215 do tipo de dengue clássica, um hemorrágico e três com complicação. A boa notícia é que não foi registrada nenhuma morte.

'Este ano foi um número menor de notificações e isso deve-se ao trabalho intensificado que a Sesma vem fazendo em toda Belém', enfatiza a gestora. Os bairros e distrito com maior casos suspeitos são de Icoaraci, Pedreira, Tapanã, Telégrafo, Sacramenta, Umarizal, Guamá e Marambaia.

Orliuda afirma que a partir da ação integrada feita junto a outras secretarias, como a de Saneamento e a de Urbanismo, as equipes da Sesma têm conseguido entrar nos imóveis que estão fechados, por conta de diálogo junto aos proprietários.

Sespa - Santarém (1.408), Belém (824) e Parauapebas (544) continuam liderando o ranking com os maiores números de notificações de casos da Dengue no Estado do Pará. A informação foi repassada na manhã de ontem, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a divulgação do oitavo informe epidemiológico sobre a situação da dengue no território paraense.

Quanto aos casos confirmados Santarém (640) aparece em primeiro e Parauapebas (319) em segundo, seguidos por Oriximiná (303), Juruti (260) e Belém (225). Até o momento, foram notificados 9.942 casos da doença, dos quais 3.678 foram confirmados.

Pelo relatório da Sespa, ao todo foram 3.654 casos de dengue clássica, 15 de dengue com complicação, cinco de febre hemorrágica da dengue e quatro de síndrome do choque da dengue. Em relação ao último boletim, divulgado no dia 17 de abril deste ano, foram mais 996 novos casos confirmados em todo o Estado.

Segundo os dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue, se comparado ao mesmo período de 2012, quando os casos confirmados da doença somavam 8.900, registrou-se uma redução de mais de 60% em relação ao ano passado.

O novo boletim da dengue aponta que quatro pessoas morreram por causa da doença: uma era do município de Rurópolis; outra de Oriximiná; uma de Paragominas, mas a morte foi em Guarulhos (SP); e, por fim, morreu uma em Altamira, mas residia em Medicilândia.

Fonte: Jornal Amazônia

Postagem mais recente Postagem mais antiga