Governo discute entraves urbanos relacionados à pavimentação da BR-163
Santarém PA, O prefeito Alexandre Von reuniu-se na noite de ontem, quinta-feira, 25, com representantes do DNIT, Secretaria Nacional de Portos e Companhia Docas do Pará (CDP). Durante o encontro foram abordados pontos relacionados à obra de pavimentação da Rodovia BR-163, como por exemplo: a definição de pátios reguladores de caminhões das Unidades Portuárias da CDP, localizados acima da Serra do Piquiatuba. Participaram da reunião representantes do governo, além do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, José Florentino Caixeta, o gerente de engenharia da CDP, Manoel Furtado, a diretora técnica da CDP, Maria do Socorro Pirâmides e o assessor da Secretaria Nacional de Portos, Vinicius Luciano dos Santos.
O gestor santareno ressaltou a necessidade de se apresentar, por parte do DNIT, uma solução de engenharia para eliminar o gargalo da Serra do Piquiatuba e, também, o ponto crítico existente no bairro da Matinha, contemplando-o com investimentos em drenagem e pavimentação de vias urbanas.
A garantia da mobilidade a partir da transposição da BR-163 foi classificada como fundamental, pelo prefeito, em pontos estratégicos: Avenida Moaçara, Avenida Borges Leal, Avenida Mendonça Furtado, Avenida Rui Barbosa e Avenida Tapajós.
Ficou definida a realização de audiência pública, na Câmara de Vereadores, para apresentação dos estudos técnicos e projetos de engenharia de adequação da BR-163. Prefeitura e órgãos federais permanecerão interagindo na elaboração e execução dos projetos.(PMS)