Kate dá à luz um menino, 3º na linha de sucessão ao trono britânico
LONDRES, Greater London (AFP) - Kate, Duquesa de Cambridge e esposa do Príncipe William, deu à luz um menino, anunciou o Palácio em um comunicado nesta segunda-feira, acabando com um suspense que deixou o Reino Unido e o mundo inteiro à espera da notícia há dias.
A expectativa inicial era que o bebê real nascesse no meio da semana passada. O menino, terceiro na linha sucessória ao trono britânico, "chegou saudável" às 16h24, horário de Londres (12h24 de Brasília).
O bebê, que pesa 3,8 kg, e a mãe estão bem, enquanto o pai, o príncipe William, acompanhou o parto, acrescentou o Palácio. William logo manifestou a felicidade do casal com o nascimento do menino.
"Nós não poderíamos estar mais felizes", declarou o Duque de Cambridge, que acompanhou o parto e deve passar a noite na maternidade, segundo um porta-voz do Palácio.
Ao decidir estar presente durante o nascimento e passar a noite no hospital, ele reforça a sua imagem de príncipe moderno, que contribuiu para restaurar a popularidade de uma monarquia preocupada em se manter em harmonia com sua época.
Piloto de helicóptero da Royal Air Force (RAF), William deve tirar duas semanas de licença paternidade para ajudar sua esposa e cuidar de seu filho, que ocupará a terceira posição na linha sucessória ao trono, atrás de Charles e do futuro William V.
©afp.com / Justin Tallis
Uma multidão reunida diante do palácio de Buckingham à espera da notícia do nascimento
O Príncipe Charles e o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, foram as primeiras autoridades a se expressar após o nascimento.
"Minha esposa e eu estamos exultantes de alegria com a chegada de meu primeiro neto. É um momento incrivelmente especial para William e Catherine e nós estamos radiantes por eles por este nascimento de um neto", reagiu .
"Tornar-se avô é um momento único na vida de cada um, como repetiram para mim várias pessoas nos últimos meses. Estou extremamente orgulhoso e contente de ser avô pela primeira vez e esperamos ansiosamente para ver o bebê", acrescentou o Príncipe Charles.
"É um momento importante para a nossa nação", comentou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
O presidente americano, Barack Obama, e sua esposa Michelle também parabenizaram William e Kate. "Dada a relação privilegiada que existe entre os nossos dois países, os americanos estão muito felizes por festejar com o povo do Reino Unido o nascimento do novo príncipe", declarou o casal presidencial em um comunicado enviado pela Casa Branca.
Pouco depois do anúncio feito por meio de um comunicado, um carro negro deixou a maternidade com um agente encarregado de uma carta, para ir sob escolta policial até o Palácio de Buckingham, residência londrina da rainha.
A carta, uma proclamação assinada pelos médicos reais dando a hora do nascimento do recém-nascido, assim como seu sexo, foi depositada depois em um cavalete no coração de Buckingham, o mesmo que foi utilizado para o nascimento de William.
©afp.com / Will Oliver
O tradicional cavalete com a carta contendo as informações sobre o bebê é exibido em Buckingham
O nome do bebê será revelado apenas em alguns dias. Os britânicos tiveram que aguardar uma semana antes de saber o nome de William e um mês para o de Charles.
A maioria dos britânicos que tentaram a sorte em casas de apostas londrinas acreditava que o casal real teria uma menina. Em relação aos nomes, George e James foram os mais citados caso o filho fosse um menino.
O mundo inteiro aguardava a chegada do "bebê real" após a internação de Kate durante a manhã, por volta das 06h00 (02h00 de Brasília), no hospital St Mary de Londres, "quando ela apresentava os primeiros sinais de trabalho de parto", segundo um breve comunicado do Palácio de Kensington.
A notícia do nascimento foi acolhida com aplausos pelas centenas de turistas que aguardavam na frente do Palácio de Buckingham.
"It´s a boy! (é um menino)" gritou em coro a multidão, usando as palavras reproduzidas por milhares de usuários nas redes sociais nos minutos que seguiram o anúncio.
"O bebê real será notícia em todos os jornais dos Estados Unidos. Pediram para nós várias lembranças do nascimento do bebê", declararam Matthew e Donna Harold, vindos de Michigan.
A roda gigante do London Eye estava colorida em azul, brando e vermelho, as cores do Reino Unido. Na emblemática praça de Trafalgar Square, as fontes estavam iluminadas em azul, para comemorar o nascimento do menino.
As comemorações devem continuar nesta terça-feira, quando 103 salvas de canhão serão disparadas em honra ao bebê real, sendo 62 da Torre de Londres e outros 41, do Green Park.
Portal do Holanda