Quedas de energia têm causado prejuízos aos moradores de Altamira
Altamira PA, As quedas de energia elétrica têm tirado o sossego dos moradores de Altamira, no sudoeste do estado. O problema também traz prejuízos para quem trabalha no comércio da cidade.
Na casa de Edna Pereira, no bairro Jardim Independente I, falta energia quase todos os dias. A dona de casa diz que paga a conta de luz em dia e denuncia que a qualidade do serviço piorou nos últimos meses. “Nunca tem energia a noite, principalmente a noite. Fica tido escuro, fica muito calor, a energia nunca vem mesmo. A conta sempre vem, agora energia, jamais”, relata a dona de casa.
A dona de casa Iraci Chaves reclama que já perdeu dois aparelhos de televisão depois das constantes quedas de energia. “A energia fica faltando, vai e volta. Acho que por isso que queima”, afirma.
Com o crescimento populacional em Altamira, acelerado nos últimos dois anos pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, aumentou também o consumo dos serviços essenciais como a energia elétrica. Mas o aumento da demanda não teria sido acompanhado por melhorias na prestação dos serviços, o que teria causado uma sobrecarga do sistema.
Os comerciantes também reclamam dos prejuízos. A empresária Edna Loraschi, dona de oficinas mecânicas, diz que a falta de energia atrasa o serviço dos clientes. A última perda foi um computador.
“É a nossa ferramenta de trabalho e ele queimou a tela. E não tem tela em Altamira, já procurei em Belém e não tem tela. Estou esperando para ver o que vai acontecer pra poder comprar a tela e comprovar para a Celpa que foi a queda de energia”, afirma Edna.
No centro empresarial de Altamira, que pertence a Associação Comercial, as centrais de ar condicionado do auditório não funcionam.
A Celpa garante que estão sendo feitos investimentos da rede de distribuição, para minimizar os problemas do aumento de consumo em Altamira. A empresa diz que as ligações clandestinas prejudicam a qualidade do serviço.
g1.globo.com/pa