Em Santarém, policial atira contra detentos durante tentativa de fuga
Neste domingo (4), um dos policiais militares que fazia a segurança externa do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, no Baixo Amazonas, atirou em direção ao pavilhão carcerário durante uma tentativa de fuga dos presos. Dois detentos e uma visitante foram atingidos. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o policial já foi afastado de suas funções na penitenciária.
Um dos internos tentou pular o muro da unidade prisional, mas foi recapturado ainda dentro do presídio. Segundo a Susipe, as vítimas atingidas pelos disparos foram encaminhadas para o Pronto Socorro Municipal de Santarém. Um dos presos e a visitante tiveram apenas ferimentos leves e foram liberados após o atendimento. O outro detento atingido precisou ser submetido a uma cirurgia para retirar o projétil.
De acordo com o último boletim médico divulgado pelo hospital, o detento que passou por cirurgia não corre risco de morte. O caso foi registrado na Delegacia de Santarém.
Em nota, a Susipe informou que a Corregedoria da Polícia Miltiar já foi informada sobre o fato e deve tomar as providências cabíveis. O policial militar que efetuou os disparos foi afastado de suas funções no presídio de Santarém.