MARITUBA ELEGEU NOVO PREFEITO
O candidato do PMDB, Elivan Faustino será o novo prefeito de Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. Ele foi eleito com 29.368 votos, o equivalente a 59,36% dos votos válidos. De acordo com o calendário da eleição, a Justiça Eleitoral tem até o dia 29 de agosto para fazer a diplomação. A posse está prevista para 1º de setembro.
O segundo colocado foi João Batista da Silva Santos (PSD) que ficou com 9.158 votos (18,51%). João Batista substituiu Mário Filho que teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral e acabou desistindo da disputa cinco dias antes da eleição. O candidato do PR, Roberto Rocha teve 5.889 votos, um percentual de 11,90% e Adelino Bessa, do PSol, foi o quarto colocado, com 5.056 dos votos, ou 10,22%.
Os eleitores de Marituba voltaram ontem às urnas para uma nova eleição porque a de 2012 foi anulada e o município estava sem prefeito desde janeiro deste ano.
O eleito em 2012 foi Mário Filho, que acabou tendo o registro impugnado por não prestação de contas da eleição de 2008. Nesse período, o cargo foi ocupado interinamente por Wildson Melo que era presidente da Câmara de Vereadores, mas também foi cassado por compra de votos. Atualmente, a cadeira do prefeito está ocupada por Francisco Besteiro, o novo presidente da Câmara.
ABSTENÇÃO
Apesar do clima de instabilidade que antecedeu o pleito, a Justiça Eleitoral avaliou que a eleição extraordinária do município foi uma das mais tranquilas já realizadas no Pará. Os eleitores surpreenderam e compareceram em peso às urnas, afastando o temor de uma abstenção fora do comum.
Até o início da tarde, mais de 30% dos eleitores não tinham votado, o que gerou apreensão, mas às 17 horas as urnas foram fechadas com abstenção de 19%, dentro da média registrada em outras eleições no Estado.
“O eleitor se sentiu motivado a comparecer, ao contrário do que se imaginava. A gente achava que havia uma desmotivação pelo fato de ser uma segunda eleição e essa expectativa até se manteve pela manhã, mas à tarde, o eleitor reverteu o quadro e o comparecimento de 81% ficou dentro da média”, disse o juiz eleitoral de Marituba, Raimundo Santana.
Foram necessários apenas 43 minutos para que o resultado da votação fosse anunciado, tempo recorde no Pará. Entre os eleitores que foram aos locais de votação, 2,22% anularam o voto e outros 2,94% preferiram votar em branco.
Justificativa
Os eleitores que não compareceram ontem às urnas devem procurar, a partir de hoje, um cartório eleitoral para justificar a ausência. Quem está em Marituba deve fazer a justificativa no cartório da 43ª Zona Eleitoral, que fica em Ananindeua e é responsável pela eleição no município. Quem está em outra cidade, deve procurar qualquer cartório eleitoral. As justificativas serão enviadas pelos Correios.
(Diário do Pará)