Atenção! Estaremos atualizando o site apartir de outubro, Diáriamente Para Deixar Você Sempre Bem Informado !

/

DEUS AMA VOCÊ 10 (Lorimar Santos)

Trabalhos apresentados pelo vereador Maurício Corrêa.


REQUERIMENTOS

Solicita a recuperação de Rua no Bairro Prainha, para que seja incluída na programação de asfaltamento de vias públicas a RUA MADRE IMACULADA no perímetro compreendido entre as artérias Avenida Mendonça Furtado e Álvaro Adolfo – bairro da Prainha.

Solicitação de Iluminação Pública no Bairro da Prainha, no sentido de ser realizado serviços de melhorias na Iluminação Pública, bem como a REPOSIÇÃO DAS LUMINÁRIAS, na RUA COELHO NETO ENTRE AS VIAS MAICÁ E TRAVESSA ANTÔNIO SIMÕES – BAIRRO PRAINHA/SANTANA.

Recuperação do RAMAL QUE LIGA AS COMUNIDADES DE SÃO JOSÉ A LAVRAS, à margem direita da BR-163, Km 19, com extensão de 10 Km, Planalto São José através de serviços de terraplanagem, acostamento e compactação. Bem como a CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE SOBRE O RIO QUE CRUZA O REFERIDO RAMAL.

Construção de UM BANHEIRO PÚBLICO (MASCULINO E FEMININO) COM ADAPTAÇÃO PARA DEFICIENTES NA PRAÇA BARÃO DE SANTARÉM, que se encontra completamente desprovida desse importante atendimento a população.

Justificativa: O referido logradouro público é local de passeio, lazer e entretenimento dos comunitários que ali residem na grande área central, e pelas condições de uma melhor infraestrutura, necessita com urgência de serviço de implantação de um banheiro público apropriado para atender a demanda de visitantes no local. O referido próprio público é um dos mais importantes de nossa cidade, pela sua localização e presente constante de populares que a visitam. A existência de uma Agência Bancária, lojas comerciais, escolas, órgãos públicos e uma igreja, nos faz pensar da necessidade da construção de um espaço nesse sentido para atender a população.

PROJETO DE LEI

Consagra oficialmente como PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL para o município de Santarém, a FILARMÔNICA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ AGOSTINHO.

Art. 1º Fica consagrado oficialmente, pelo Poder Executivo Municipal, como Patrimônio Municipal Professor José Agostinho.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Fundamentação: Santarém, que já chegara a possuir até três bandas de músicas, simultaneamente, e isto quando a cidade era muito menor, não tinha desde a diluição da Filarmônica Santa Cruz, de Frei Ambrósio, nenhum outro conjunto musical do gênero, isto por um longo período de aproximadamente 27 anos. Quando se fazia necessária a participação de uma banda de música em uma festa cívica ou religiosa, durante esses 27 anos, arrebanhavam-se os músicos remanescentes e organiza-se um conjunto somente para a ocasião, para ser logo mais dissolvido. E isso era muito constrangedor para uma cidade que tinha tradição de bandas musicais desde o século XIX.

Em 1963, contando com o apoio do então prefeito municipal Dr. Everaldo Martins, os irmãos Wilson e Wilde Fonseca, coadjuvados e Raimundo Bittencourt, fundaram a banda de Música “Professor José Agostinho”, que realizava seus ensaios semanais na sede do Tiro de Guerra 190.

Por mais de 30 anos a banda manteve-se graças ao idealismo de seus componentes e a inconfundível liderança de Sebastião Nogueira Sirotheau a quem devemos muito.

Por vários prefeitos municipais a banda foi regulamentada, mais tudo não saiu do papel. Foi graças a um apelo do Padre Valdir Soares Serra que o prefeito Ronan Liberal Lira, a partir de janeiro de 1990, determinou o cumprimento das leis então existentes que regulamentavam a banda, tornando-a de caráter oficial. E isto vem sendo cumprido até nossos dias.

Hoje, a Filarmônica conta com apreciável número de músicos jovens, inclusive do sexo feminino, tocando ao lado com os músicos veteranos.

Queremos aqui, lembrar com saudade, dos que já partiram para a eternidade, ao longo destes 45 anos: Manoel Almeida (Dudu) e seu filho Emanuel, o Manduca. Perílio Cardoso da Silva, Carlos Castro, Adalgiso Paixão e seu irmão Firmino, Elias Sardinha, Rafael Santana, Paulo Bentes, Nicanos Barvosa, Antonio Noberto, Mário Nascimento, Geraldo Peloso, Euclides Ramos, Manoel Viana Lima, que serviram com amor e dedicação, por longos anos, a então Banda Prof. José Agostinho. E, acima de tudo, sentimos ainda imensa saudade de nosso Maestro Wilson Fonseca, carinhosamente chamado por todos de Maestro Isoca, há poucos anos falecido, de quem ainda sentimos a forte presença através das músicas que compôs e das que instrumentou para nós ao longo destes anos. Maestro Isoca, “Requescat in pace” e de seus irmãos Wilde Fonseca (Dororó) – 43 anos.

Atualmente a Filarmônica Municipal vem passando por processo de mudança e amadurecimento musical a 7 anos sob a regência do neto do Maestro José Agostinho (João Paulo) que busca constantemente a perfeição para a execução das obras, agregando fatores psicológicos e emocionais dos instrumentos, assim como de técnicas de liderança e do conhecimento dos instrumentos para alcançar seus objetivo maior que é a eficácia no desempenho da banda como um todo.

Em dezembro de 2008 a Câmara Municipal de Santarém, outorga o título honorífico de Honra ao Mérito a Filarmônica Municipal pelos relevantes serviços prestados ao município. Isso prova que o sentido dos dizeres “fazer musical qualitativo” faz menção ao conceito de qualidade, sendo este aqui concebido como “realização eficaz de ações”. Um bom desempenho de qualidade em determinada operação propícia não apenas levar a satisfação de consumidores externos, em nosso caso, público interno e externo. Também viabiliza com mais eficácia a vida das pessoas envolvidas na operação. Baseado nessa perspectiva, a Filarmônica Mun. Profº José Agostinho, fundada em 4 de setembro de 1963, nos seus 50 anos vem desenvolvendo e contribuindo para o conhecimento cultural em nossa cidade.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Moção de Aplausos e Parabéns pela realização da 16º Jornada Missionária do Colégio Santa Clara, como parte integrante das comemorações festivas do centenário do tradicional educandário santareno de ensino.

Moção de Aplausos a Associação Comunitária de Santa Maria do Tapará – ASCOSANTA, pela realização do VII Festival do Pirarucu – que este ano teve como tema: “Modelo de manejo, conservação e sustentabilidade na Amazônia”.

INDICAÇÃO

UM POLICIAMENTO NAVAL, para fiscalizar as embarcações no decorrer do evento FESTIVAL DO CHARUTINHO, que será realizado entre os dias 15 a 17 do mês em curso, na Comunidade de Ponta de Pedras, pois o acesso fluvial será intenso, pois trata-se de um espaço bastante procurado nessa época do ano, o que sem dúvida, crescerá ainda mais durante a realização do tradicional festival.

AGENTES DE TRÂNSITO ao longo da estrada que liga a PA-457 a comunidade de Ponta de Pedras, durante o tradicional evento denominado “FESTIVAL DO CHARUTINHO”.

Solicitamos do executivo municipal a viabilidade do deslocamento de um médico que atenda ao programa “MAIS MÉDICO” para as comunidades da região de planalto e várzea – Gleba Ituqui, com base residencial na localidade de Santana do Ituqui, hoje aquela região congrega aproximadamente 60 comunidades carentes dessa região.

Elias Junior Notícias
Fonte : ASCOM- Vereador Maurício Corrêa
Diego Pinho

0 comentários Em"Trabalhos apresentados pelo vereador Maurício Corrêa."

Deixe Seu Comentário

Por Favor Só Comente a Matéria, Não Escreva Palavrões Nem Pornografias.

Postagem mais recente Postagem mais antiga